23/04/2013

Sou Botafogo


Sou BotafogoNão é a toa que esse é o nome do nosso plano de sócio torcedor, tem que ter orgulho na hora de vestir essa camisa. Eu tenho 14 anos e, como qualquer adolescente, passo grande parte da minha semana na escola. Na minha idade, esse é o lugar onde mais se discute futebol - é o nosso boteco, nossa mesa redonda. E, como botafoguense apaixonado, eu estou sempre lá, como minoria é verdade, mas sempre com um ótimo argumento, as notícias sempre atualizadas, uma boa zoação. Se tem uma coisa que é verdade, é que todo botafoguense entende bem de futebol. Não existe botafoguense que não ame seu time e o acompanhe sempre. Afinal de contas, ser botafoguense só por onda, pra se sentir sempre por cima, pra se enturmar, não funciona.

Paula (minha irmã) e eu (com 7 anos) na final de 2006
Nas discussões de escola, a cada dez pessoas uma é botafoguense. Ou seja, tem que ser apaixonado, tem que acreditar sempre e tem que apoiar sempre. Deixar a maioria e o recalque para aqueles que não sabem o que é amar um time de verdade. Porque se tem uma coisa que eu amo de verdade é o meu Botafogo. Um amor que começou de forma  linda, quando em 2006 vi maravilhado o Maracanã lotado celebrar o titulo carioca em cima do Madureira. Tinha oito anos apenas. Não importava que fosse só um titulo estadual. Não importava se era só o Madureira. O que importava era ver aquela festa e, a partir dela, tomar uma das melhores decisões que eu já tomei: ser Botafogo.

Paula, eu e Carol na final da Taça Rio 2012
E olha que minha infância, pelo menos em relação ao futebol, não foi das melhores. Vi meu time ser tri-vice estadual, ser eliminado de formas dramáticas (e revoltantes) de duas semifinais da Copa do Brasil, correr risco de ser rebaixamento, ver um timaço como o de 2007 passar em branco, entre algumas outras frustrações. Mas isso só me deixou mais forte frente às derrotas e mais apaixonado frente às vitórias. Me chame de louco se quiser, mas ver o Botafogo ganhar é melhor que qualquer coisa. Sentir a vibração da torcida gloriosa e ter orgulho em dizer: Sou Botafogo.

Botafogo ontem, hoje e sempre! - 'M.P.'



"Nascia, ali, uma simpatia de mão única, pois o Botafogo nem sabia da minha reles existência. Não sabia, nem precisava saber. O futebol é assim: desperta na pessoa um sentimento virtuoso que transcende a amizade, que vai além do amor e culmina no santo desvario da paixão. Tem de tudo um pouco, porém, é mais que tudo. Torcer por uma camisa é plena entrega. É mais que ser mãe, porque não desdobra fibra por fibra o coração. Destroça-o de uma vez no desespero de uma derrota. Em compensação, remoça-o no delírio de uma vitória." - Armando Nogueira, Jornalista

Nenhum comentário: