17/05/2013

Matador de urubu


"Em um asilo em Barbacena, num campinho de terra Heleno corria, gordo e sem dentes, imaginando-se num jogo imaginário, onde ele com a camisa do Botafogo fazia o gol do campeonato. Saía comemorando como um criança. Para ele era realidade. (…) Poucos dias antes de morrer Heleno tira do bolso um amassado pedaço de jornal, onde dizia que o Botafogo precisava do Heleno. Louco, doente e quase moribundo ele dizia: Eu preciso salvar o Botafogo."

Esse ano o clássico Botafogo e flamengo completa 100 anos de existência. A ideia do Botafogo de Corpo e Alma é propagar ideias botafoguenses e botafoguistas, sem dar importância direta aos rivais. Mas temos em mente que sem os rivais o Botafogo não seria tão Botafogo quanto é. Os rivais ajudam a definir o que e quem é o Botafogo. Vendo curiosidades sobre o clássico, descobri algo que não sabia: Heleno é o maior artilheiro do duelo. Vinte e dois gols no total. Um verdadeiro matador de urubu. Esse é um dos motivos pelos quais, até hoje, Heleno faz parte da alma botafoguense.

Mário Filho, jornalista flamenguista, relatou um gol épico marcado por Heleno em uma das partidas entre os dois times:

"Heleno estava na linha da chamada grande área, de costas para o gol. Parou com a bola no peito, virou-se com ela ainda no peito, e viu a área cheia de flamengos, o gol lá no fundo. Se deixasse a bola cair no chão, teria de travar combate com vários adversários, que já o cercavam, esperando justamente que ele fizesse o que qualquer um faria. Heleno de Freitas, então, curvou-se um pouco para trás, empinando o peito, deixando a bola onde estava e avançou assim, com ela no peito. Ninguém podia fazer nada contra ele. Se lhe quisessem tirar a bola, pará-lo, travá-lo, era pênalti. Perto do gol, Heleno de Freitas deixou cair a bola e fuzilou o quíper do Flamengo."

Eu, que nasci bem depois da época de Heleno, já fico satisfeito em ter visto outros gols, menos técnicos, porém não menos épicos, que marcaram a história desse duelo para mim. O gol de Maurício em 89, Renato em 97, Loco Abreu em 2010, Alex Alves em 2004, e alguns outros, como os do 3 a 1 do título brasileiro em 95 - todos históricos. Esses são  clássicos entre Botafogo e flamengo que foram (positivamente) marcantes para mim. E para vocês, qual o gol mais importante de Botafogo e flamengo?

Botafogo ontem, hoje e sempre! - 'D.V.'

Nenhum comentário: