08/06/2013

Duas noites

Foi necessário esperar duas noites para escrever sobre o jogo entre Botafogo e Bahia. Era importante repensar o jogo, reavaliar o resultado e imaginar que tudo não era nada mais que um sonho ruim - infelizmente não. O resultado só não é pior do que a notícia que se sucedeu dois dias depois: Engenhão fechado por 18 meses. A semana foi difícil.

Não é necessário comentar que o nível do gramado prejudicou diretamente o nível do futebol - principalmente do time do Botafogo, já que o Bahia em 2013 não apresentou nada que se assemelhe com este esporte. Menos ainda comentar que jogadores que dificilmente erram acabaram errando e que existem jogadores que não tem (no momento) capacidade técnica de vestir a camisa mais gloriosa do Brasil. Perdemos por sorte deles, azar nosso. Questão de ponto de vista. É preciso calma! Em todos os sentidos.

Se nosso Engenhão demorará 18 meses para ser reaberto, mesmo que devido ao que parece ser uma manobra política, a torcida precisa protestar contra essa atitude e apoiar ainda mais o time. E a diretoria deve exibir uma solução viável e cômoda para o time e torcida. Se a equipe vem demonstrando um viés de queda, é preciso que a torcida - pelo menos na última rodada antes da pausa, longe de casa - apoie quem vestir nossa camisa. Lodeiro, Dória e Jefferson fazem falta? Sim! Muita! Qualquer time do Brasil sofreria com a ausência de jogadores desse nível, mas não é o momento de fazer a caveira de quem os substitui.

Independente do resultado do jogo contra a Ponte Preta, a partida chave será contra o Fluminense no recomeço do campeonato. É muito importante se despedir com mais 3 pontos e um pouco mais de tranquilidade. O clássico vovô, porém, com os times completos, deve mostrar que caminho seguirá o Botafogo nesse campeonato. Será o início de uma reta até o objetivo primário, que é a vaga na Libertadores, e a conquista maior, que é o título, do Brasileirão ou da Copa do Brasil. Como o time voltará, após a Copa das Confederações, para essa disputa? Ninguém sabe ao certo. Apenas esperamos pelo melhor!

Time que o Botafogo de Corpo e Alma gostaria de ver em campo para o próximo jogo: Renan, Lucas, Bolívar, André Bahia e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Rafael Marques e Seedorf; Bruno Mendes.

Botafogo ontem, hoje e sempre! - 'D.V.

Nenhum comentário: